Vamos combinar que a cultura italiana é uma das mais lindas do mundo, ainda mais para quem gosta de comer e beber bem, assim como nós. Aqui no Brasil, não há regiões que não tenham alguma relação com a cultura do “país da bota“, seja em uma simples pizzaria até mesmo na origem de centenas de famílias

Há quase 150 anos, diversos imigrantes italianos vieram para os solos tupiniquins buscar uma oportunidade de trabalho, fugindo da fome. Mas não por isso, se esqueceram das coisas boas da sua terra, onde a alegria e a gratidão por tudo que produzem estão presentes em tudo que fazem. A maior prova disso são as comemorações que ocorrem na época da colheita da uva, chamada de Vindima.

Por isso, convido você a conhecer um pouco mais sobre as curiosidades acerca da Vindima. Neste artigo, você saberá tudo sobre essa época especial, desde a uva até as festividades.

Quais são as principais características da cultura italiana?

Itália é um país localizado na porção sul da Europa, famoso por sua gastronomiaarquitetura e arte. Os italianos são conhecidos por exportarem muito de sua cultura, que é bastante rica e cheia de singularidades marcantes.

Uma palavra pode, de certo modo, definir muitos aspectos da cultura da Itália: tradição. Os italianos, independentemente de sua região de origem, têm um apego muito grande aos costumes que são passados de geração em geração, respeitando-os como se fossem membros de sua própria família.

A família, por sua vez, é outra característica muito importante da expressão cultural desse povo. Talvez seja por isso que muitos aspectos da cultura permanecem vivos e respeitados mesmo após centenas de anos.

Itália é mundialmente famosa por suaculinária, com pratos que são reproduzidos nas mais diversas localidades do planeta. No Brasil, por exemplo, a influência italiana é muito forte em nossa cozinha. A relação desse povo com a comida é muito respeitosa e eles são conhecidos por fazerem as refeições com calma, como um ritual.

Além da comida e das relações familiares, há outras coisas que os italianos levam muito a sério: um bom vinho e muita festa. Por isso, é muito comum vê-los celebrando essa bebida, que é tão importante para esse povo quanto o café para nós, os brasileiros.

O que é a Vindima e como ela ocorre?

Vindima é a denominação dada ao processo de colheita da uva, mas também abrange as etapas iniciais do processo de elaboração da bebida. Além de retirar a matéria-prima do campo, o transporte, extração do suco e todo o decorrer da fermentação alcoólica são relacionados a esta época. 

período ideal para a colheita da fruta dependerá muito da localização do país em questão. Independentemente disso, esse processo é sempre razão para muita festa. Além da Itália, a vindima faz parte da cultura de vários países, sejam eles europeus, como Portugal, ou mesmo pertencentes ao Novo Mundo, como o Chile. 

No entanto, há opções de celebração desse evento fora desses países, até mesmo no Brasil. Regiões com tradição vitícola em solo brasileiro costumam realizar várias festividades durante a Vindima, a fim de aproximar a população de suas raízes, no caso dos descendentes de italianos, e também mostrar para os consumidores que não tenham essa proximidade o quão belo é esse momento.

Não perca nenhuma novidade

Nossa Newsletter

    Seja bem-vindo

    Av. CANDIDO COSTA, 173
    BENTO GONÇALVES – RS
    contato@hotelprimavera.com.br

    © Hotel Primavera

    Contato & Reservas (54) 3451 2125

    Centro – Bento Gonçalves